Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Defesa Civil Estadual realiza entrega de equipamentos para emergências com produtos perigosos ao CBMRS

Publicação:

Pessoas em fileira com carros ao fundo.
Defesa Civil realiza a entrega de equipamentos de proteção para emergências com produtos perigosos ao CBMRS - Foto: Camila Santos
Por Gabriela Figueiredo

Nesta quarta-feira (29), a Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil realizou a entrega de Drones e Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) para o Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Sul (CBMRS), na sede do Comando-Geral em Porto Alegre, através da Comissão Estadual de Prevenção, Preparação e Resposta Rápida a Emergências Ambientais Envolvendo Produtos Químicos Perigosos (P2R2).

A Defesa Civil adquiriu esse material por meio do Fundo Estadual de Defesa Civil (Fundec), com investimento de R$ 247 mil reais direcionados a compra de equipamentos que serão utilizadas pelo Corpo de Bombeiros Militar nas ações de primeira resposta às ocorrências envolvendo o manejo de produtos perigosos e o enfrentamento da Covid-19. Os materiais serão destinados a Companhia Especial de Busca e Salvamento (CEBS) e para as células da Forças de Resposta Rápida (FR2) do CBMRS.

O subchefe da Defesa Civil RS, coronel Rodrigo Dutra ressaltou a importância desta ação. “A participação do Corpo de Bombeiros Militar como o primeiro respondedor por excelência de emergências que envolvam produtos químicos perigosos é consolidada em todo país, não poderia ser diferente aqui no estado do Rio Grande Sul, na medida em que a Constituição Federal determina a competência de atuação de Defesa Civil, ela é dos Corpos de Bombeiros Militares. A Defesa Civil do Estado como órgão integrante desse sistema nacional não teria outro caminho que não fosse equipar essa instituição para que ela possa de forma mais adequada cumprir a sua missão constitucional e o seu papel dentro do programa P2R2”.

Nas próximas semanas acontecerá um curso de capacitação em parceria com a empresa Ambipar, que disponibilizará acesso gratuito ao curso, "Primeiro no Local em Acidentes com Produtos Perigosos”. Foram disponibilizadas 70 vagas para integrantes da Comissão Estadual P2R2, a qualificação ocorrerá através de plataforma EAD.

Todas essas ações entram como otimização de resposta do Estado a este tipo de emergência.

Programa P2R2

O programa P2R2 consiste na adoção de estratégias de articulação dos órgãos de fiscalização, desenvolvimento de programas de capacitação, específicos para atuação em eventos de emergências química, biológica, radiológica e nuclear. Além do reaparelhamento dos órgãos de primeira intervenção estatal como a Fepam, Corpo de Bombeiros Militar, Brigada Militar, através dos Comandos Rodoviários e Ambiental, o qual faz parte de um importante campo de atuação da Defesa Civil Estadual.

Dois carros
Defesa Civil RS realiza entrega de IPIs para CBMRS. - Foto: Camila Santos

Notícias

Defesa Civil do Rio Grande do Sul