Defesa Civil envia ajuda humanitária para municípios atingidos por temporal

Dom Pedrito recebeu lonas, cestas básicas e cobertores.
Dom Pedrito recebeu lonas, cestas básicas e cobertores. - Foto: Defesa Civil RS
Por Ana Paola Dala Barba

Pelo menos cinco mil pessoas e mil residências foram afetadas pelas chuvas, vento forte e queda de granizo que ocorreu nas últimas 72 horas no Estado. Dom Pedrito, Bagé, Santana do Livramento, Piratini e Santa Maria, foram os municípios mais atingidos até o início da tarde de quarta-feira (30).

Na terça-feira (29), a Defesa Civil estadual enviou ajuda humanitária para Dom Pedrito. Um caminhão com 16 mil metros quadrados de lonas, cobertores, alimentos e roupas, foram doados às famílias atingidas pelas chuvas e vento que chegou a 145 km/h. O prefeito do município, Mario Augusto, assinou decreto de situação de emergência em função do temporal que danificou residências e prédios públicos. Três escolas, um quartel do Exército, a delegacia de Polícia Civil e alguns estabelecimentos comerciais foram destelhados ou sofreram infiltrações causadas pelas chuvas. Equipes da Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros, especializadas na remoção de árvores e desastres, foram deslocadas de outras cidades para auxiliar os moradores e autoridades em Dom Pedrito.

Em Santana do Livramento, houve registro de quedas de árvores em via pública e em uma escola. A Defesa Civil estadual entregou lonas e está efetuando o levantamento das residências afetadas, com prioridade para área rural. Na região, outra preocupação são os níveis dos rios que seguem em elevação.

O município de Bagé registrou queda de árvores e postes caídos em via pública. Cerca de 200 residências foram afetadas nos bairros Ivone e Passo das Pedras. Na cidade, os ventos chegaram a 125 Km/h.

Em Santa Maria, o vendaval deixou ruas alagadas, casas destelhadas e árvores caídas na manhã de quarta-feira (30). Uma equipe da Central de Doações da Defesa Civil está a caminho de Santa Maria com lonas, cestas básicas, cobertores e roupas. A ajuda humanitária vai auxiliar a população atingida por chuvas e vento forte durante a madrugada.

Em São Gabriel, o temporal durou cerca de três minutos, causando destelhamento de casas e alagamentos. A Defesa Civil Estadual, juntamente com a Sala de Situação da Sema, está monitorando a elevação dos níveis dos rios na região.

Situação dos rios

O rio Santa Maria, em Dom Pedrito, está em elevação com 7,7 metros acima do nível normal. A bacia do rio Santa Maria deve atingir a cota de inundação ao longo desta quarta-feira (30). Equipes da Defesa Civil estão na cidade monitorando a elevação do rio e a remoção da população ribeirinha.

O monitorando hidrológico indica estado de atenção para as bacias do rio Quaraí, Santa Maria, Negro, Vacacaí, Vacacaí Mirim e Pardo. Em nível de sub-bacia, ou seja, em córregos, arroios e rios de menor ordem também devem ocorrer picos de cheia significativos com alguns pontos de inundação em função da combinação de níveis acima da média, solo úmido e chuvas que podem ocorrer de forma expressiva em curtos intervalos de tempo, principalmente na metade sul do Estado.

A Defesa Civil segue com todas as equipes e Coordenadorias Regionais prestando suporte aos municípios e comunidades atingidas.

Temporal atingiu diversas cidades do Estado.
Temporal atingiu diversas cidades do Estado. - Foto: Defesa Civil RS