Defesa Civil desativa SCI instalado em função da barragem Passo do Meio

Barragem Passo do Meio em São Francisco de Paula.
Barragem Passo do Meio em São Francisco de Paula. - Foto: Defesa Civil RS

A Defesa Civil do Estado desativou nesta sexta-feira (14/8) o Sistema de Comando de Incidentes (SCI), após completar 21 dias de início da operação para correção de percolação na barragem Passo do Meio, em São Francisco de Paula.

A primeira etapa da operação com detonações controladas realizada pela empresa foram consideradas bem sucedidas. O processo de abertura das comportas laterais reduziu significativamente o volume de água da barragem e os risco de inundação para posterior manutenção das percolações detectada inicialmente.

Por meio do SCI a Coordenadoria Regional de Defesa Civil do Estado em conjunto com o Corpo de Bombeiros Militar e a Brigada Militar realizou a varreduras das áreas ribeirinhas ao longo do rio das Antas, com objetivo garantir a segurança da população durante as detonações das adufas 1 e 3. A operação das áreas consideradas zona de impacto direto iniciou durante a madrugada de sábado (8/8) e mobilizou cerca de 100 militares.

A Defesa Civil segue acompanhando a operação coordenada pela empresa  Energética Campos de Cima da Serra LTDA para correção das percolações identificadas na barragem. O Comando de Incidentes formado por órgãos de segurança pública locais está com equipes de prontidão para prestar suporte de primeira resposta, caso necessário.

Os proprietários e usuários das edificações localizadas na zona de risco devem seguir as orientações, evitando a ocupação, visitação ou permanência durante os próximos dias como modo preventivo e garantindo sua segurança. A equipe de assistência social da empresa permanece acompanhando os moradores removidos de suas residências, prestando todo auxílio e atendimento necessário.