Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Central de Doações envia ajuda humanitária para Rosário do Sul

Publicação:

Agasalhos foram enviados para Rosário do Sul.
Agasalhos foram enviados para Rosário do Sul. - Foto: Defesa Civil
Por Ana Paola Dala Barba

A Central de Doações da Defesa Civil enviou na quarta-feira (26), uma ajuda humanitária para as comunidades ribeirinhas de Rosário do Sul. Os moradores que vivem as margens do rio Santa Maria, constantemente atingidos por chuvas e inundações, vão receber alimentos e agasalhos.

Ao todo, foram enviados 240 quilos de alimentos, 285 pares de calçados, 3.350 peças de roupas e 150 itens de cama, mesa e banho. Os alimentos foram doados por empresas parceiras da Central de Doações e as roupas arrecadadas desde o início da Campanha do Agasalho 2019.

O município de Rosário do Sul ainda está em situação de emergência em decorrência das chuvas ocorridas em janeiro deste ano.

Decreto de situação de emergência

Arroz e alimentos separados para doação.
Alimentos foram enviados para comunidades ribeirinhas - Foto: Defesa Civil

O governador Eduardo Leite assinou no dia 17 de janeiro o decreto de situação de emergência de Rosário do Sul. O decreto é válido por seis meses e os municípios contam com prazo de 15 dias para apresentar relatórios e laudos que comprovem a existência de danos materiais, humanos e ambientais, permitindo, com isso, a contratação de produtos e serviços emergenciais.
O governo federal também já reconheceu o decreto, possibilitando que a cidade tenha acesso a recursos da União. As pessoas afetadas podem contar com auxílio, como o saque do FGTS, entre outros.

Notícias

Defesa Civil do Rio Grande do Sul