Campanha do Agasalho recebe 700 peças arrecadadas pelo Sindilojas Porto Alegre

Doações foram arrecadadas nos 44 pontos de coleta de estabelecimentos vinculados ao Sindilojas. - Foto: Itamar Aguiar/Palácio Piratini
Por Ana Paola Dala Barba

A Campanha do Agasalho 2019 recebeu nesta segunda-feira (19/8) mais um reforço para os estoques. O Sindilojas Porto Alegre entregou na Central de Doações do Estado, coordenada pela Defesa Civil, 600 peças de roupas e 100 pares de calçados arrecadados nos 44 pontos de coleta de estabelecimentos vinculados à entidade.

“Esta é uma prática do Sindilojas em parceria com o governo do Estado. Estamos trazendo algumas peças para fazer as pessoas mais felizes. Nós vimos aqui o trabalho que é feito pela Defesa Civil e estamos muito felizes em poder contribuir”, disse Paulo Kruse, presidente do Sindilojas Porto Alegre.

As peças doadas passam por uma triagem e, logo após, são encaminhadas para prefeituras e entidades beneficentes. “Serão catalogadas e distribuídas imediatamente para os que estão sofrendo com o frio. Esta doação é mais uma demonstração de solidariedade do povo gaúcho, desta vez através de uma entidade parceira tão importante como o Sindilojas”, disse o coronel Júlio César Rocha Lopes, coordenador da Defesa Civil estadual.

A Campanha do Agasalho começou mais cedo em 2019, no dia 9 de maio, justamente para amparar as pessoas necessitadas antes da chegada do frio rigoroso. Foram arrecadadas até agora 1.399.763 peças – número recorde para campanhas.

A Defesa Civil já conseguiu atender todas as solicitações feitas até o momento por 229 prefeituras e 83 entidades beneficentes. “Os resultados estão em uma crescente muito boa, mas ainda temos pessoas precisando e ainda há mais frio pela frente. Portanto as pessoas podem continuar ajudando”, acrescentou o coronel Rocha.

Ainda dá tempo de buscar nos armários e gavetas aquelas peças que estão sobrando e podem fazer a diferença no inverno de uma família. Todos os tipos de agasalho podem ser doados, mas a preferência é para roupas infantis, que são pouco arrecadadas e têm muita demanda.

As roupas doadas devem estar limpas e em boas condições de uso e podem ser deixadas em diversos pontos de coleta espalhados por todo o Estado. Cobertores e alimentos não perecíveis também são bem-vindos.

Confira onde é possível deixar sua doação:

– Central de Doações da Defesa Civil do RS (av. Borges de Medeiros, 1.501, térreo – Centro Administrativo do Estado, bairro Praia de Belas, Porto Alegre)

– Edifício-sede do Daer (av. Borges de Medeiros, 1.555, bairro Praia de Belas, Porto Alegre), assim como nas superintendências regionais

– Todos os quartéis da Brigada Militar e do Corpo de Bombeiros

– Coordenadorias regionais da Defesa Civil: Porto Alegre, Santa Maria, Pelotas, Santo Ângelo, Uruguaiana, Caxias do Sul, Passo Fundo, Lajeado e Frederico Westphalen

– Farmácias São João (267 pontos de coleta)

– Unidades do SescRS (66 pontos)

– Panvel Farmácias (317 pontos)

– Supermercados Zaffari (36 pontos)

– Praças de pedágio da EGR