Campanha do Agasalho já arrecadou mais de 1,2 milhão de peças

Pessoa carregando carrinho vazio para transportar as doações.
Campanha do Agasalho já beneficiou mais de 220 instituições entre prefeituras e entidades carentes. - Foto: Secom
Por Ana Paola Dala Barba

A semana será marcada pelo frio e a chuva, intensificando a necessidade de doações para a Campanha do Agasalho. Até segunda-feira (22), já foram arrecadadas 1,2 milhão peças de roupas, calçados e itens de cama, mesa e banho na Central de Doações e nas nove regionais da Defesa Civil no Estado. A Campanha do Agasalho 2019 iniciou em 9 de maio e ainda não tem data de encerramento.

Assim, que a Defesa Civil recebe as doações, começa o trabalho de triagem, contagem e separação das peças. Após, o material é embalado e fica pronto para distribuição. Atualmente, as doações já foram repassadas para 200 prefeituras e 21 entidades assistenciais. Outras 60 instituições entre prefeituras e entidades carentes, estão cadastradas aguardando as doações.

A prioridade desta edição da Campanha do Agasalho são as roupas infantis - tanto de bebês como de crianças maiores -, que têm sido consideradas o ponto fraco da arrecadação. Também podem ser doados cobertores, artigos de cama, mesa e banho, calçados, meias, produtos de higiene e limpeza, e alimentos não perecíveis e cestas básicas.

Onde doar

- Central de Doações da Defesa Civil do RS (av. Borges de Medeiros, 1.501 - térreo, em Porto Alegre)

- Edifício-sede do Daer (av. Borges de Medeiros, 1.555, em Porto Alegre)

- Todos os quartéis da Brigada Militar e do Corpo de Bombeiros

- Coordenadorias regionais da Defesa Civil: Porto Alegre, Santa Maria, Pelotas, Santo Ângelo, Uruguaiana, Frederico Westphalen, Lajeado, Caxias do Sul e Passo Fundo

- Supermercados Zaffari (36 pontos de coleta)

- Farmácias São João (267 pontos de coleta)

- Unidades do Sesc (66 pontos de coleta)

- Praças de pedágio da EGR

- Farmácias Panvel

- Edifício-sede e superintendências regionais do DAER

A parceria com o aplicativo 99 Pop é outra novidade da edição 2019 para auxiliar no transporte das roupas e alimentos até os pontos de coleta. Ao utilizar o código “agasalho99” no serviço de viagens particulares, o usuário receberá um desconto de 20% nas corridas de ida e volta até o local de entrega da doação.