União libera 6,5 milhões ao município de Canguçu

Estado é responsável por receber os laudos e homologar o Processo de Situação de Emergência - Foto: Sidd Rodrigues/Defesa Civil
Por Rebeca Rabel

Nesta segunda-feira (22), o Ministério da Integração Nacional (MI) repassou uma verba de R$6.538.500,00 ao município de Canguçu, devido ao evento climático (estiagem) que atingiu a região Sul em agosto de 2015.  Esta é a terceira liberação de recursos que acontece neste mês, na semana passada R$2,5 milhões foram destinados, ao todo, a Santiago e Faxinal do Soturno.

Mesmo após os 180 dias de vigência do decreto de Situação de Emergência (SE), o município conseguiu receber a quantia graças ao Plano de Trabalho, preenchido corretamente pela Defesa Civil de Canguçu, contando com o auxilio do apoio  de técnicos estaduais e regionais.

É por este motivo que a Defesa Civil do RS está construindo e estimulando uma cultura de prevenção em todas as regiões do Estado. Para que os agentes, cada vez mais, estejam capacitados a realizarem o Plano de Trabalho, entre outros documentos, possibilitando, assim, uma recuperação de danos e recursos de maneira mais rápida.

Vale ressaltar, que além de auxiliar na liberação da verba necessária, o plano prevê a construção de obras de resposta ou prevenção, mapeando as áreas do município mais sucessíveis à serem atingidas por desastres climáticos.

Confira o que deve constar no Plano de Trabalho:

I - levantamento de danos materiais causados pelo desastre;

II - identificação das ações de reconstrução, acompanhadas das respectivas estimativas financeiras;

III - etapas ou fases de execução;

IV - plano de aplicação dos recursos financeiros;

V - cronograma de desembolso; e

VI - previsão de início e fim da execução das ações, bem como da conclusão das etapas ou fases programadas.