Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Segunda etapa do Projeto Capacitar 2017 ocorre em Frederico Westphalen

Publicação:

5 homens sentados em frente a uma bancada enquanto um homem de colete laranja palestra para o público que não aparece na imagem
Tenente Coronel Avila realizou a abertura do Projeto Capacitar em Frederico Westphalen - Foto: Divulgação/Defesa Civil
Por Luka Pumes

“Tornar-se ou tornar alguém apto” não é só o que dá significado ao verbo "capacitar". Aptidão é o que a Defesa Civil Estadual quer passar aos coordenadores municipais de proteção e defesa através da iniciativa do Projeto Capacitar. Na última quarta-feira (12), a segunda etapa da edição 2017 do evento ocorreu no município de Frederico Westphalen.

O trabalho da Defesa Civil abrange muitas frentes de atuação. No entanto, sua principal função se dá muito antes de adversidades: preparar os municípios para as ocorrências e capacitar seus agentes locais –  o que é um exercício de fundamental importância para a construção sólida do que chamamos de “Cultura de Prevenção”.

O evento contou com representações de 54 municípios, contabilizando aproximadamente 100 pessoas – um retorno positivo, ultrapassando a meta que era de 39 municípios.

Auditório com muitas pessoas assistindo a uma palestra
Representações municipais e membros da Defesa Civil Estadual no Projeto Capacitar 2017 - Foto: Divulgação/Defesa Civil

 A abertura do encontro ficou por conta do Sub Chefe da Defesa Civil do Estado, Tenente Coronel Jarbas Trois de Avila. Diversas palestras capacitativas e instrucionais foram prestadas. Temas como o processo de homologação de Situação de Emergência, por exemplo, foram tratados por especialistas. No fim, o coordenador regional, Major Henrique, explicou sobre Plano de Contingência (documento que formaliza modos de ação e controle prévio, no decorrer e posteriormente à ocorrência de eventos meteorológicos).

Esta foi a segunda etapa das nove previstas pra 2017. O cronograma do evento pode ser encontrado em: http://www.defesacivil.rs.gov.br/defesa-civil-apresenta-agenda-do-projeto-capacitar-2017

Notícias

Defesa Civil do Rio Grande do Sul