Rio Grande do Sul, Argentina e Uruguai participam de evento voltado à prevenção

Representantes da Defesa Civil, prefeitos e demais autoridades fizeram parte dos debates - Foto: Divulgação/Defesa Civil
Por Bruna Staub

A Defesa Civil do Rio Grade do Sul participou nesta semana de um evento voltado a medidas de prevenção e atuação em desastres climáticos. Reunindo agentes do RS, do Uruguai e da Argentina, o encontro ocorreu em Barra do Quaraí, na Região da Fronteira Oeste do Estado.

Responsáveis pela Coordenadoria Regional da Fronteira, o Major Rinaldo Castro e o Sargento Adão Roberto Rodrigues representaram a Defesa Civil do RS nas discussões. Também participaram do debate prefeitos, agentes e autoridades gaúchas, argentinas e uruguaias.

Durante um dia inteiro houve troca de experiências, a fim de conhecer a realidade dos países vizinhos, explanação de métodos preventivos já utilizados, e, ainda, foram pensadas estratégias de atuação da Defesa Civil antes, durante e depois de eventos climáticos.

Um novo encontro, que deverá ocorrer em um dos países vizinhos, será agendado nos próximos dias. Nele será apresentado um protocolo de trabalho a ser seguido pelas Coordenadorias de Defesa Civil. O documento, espécie de um Plano de Contingência, trará as medidas preventivas, de mitigação, resposta e recuperação que poderão ser implementadas.