Regional de Santo Ângelo: terça-feira traz reunião com representantes municipais e um repasse de verbas para Campina das Missões

Um auditório com algumas pessoas e um homem palestrando. Não são muitas pessoas e o auditório é de pequeno porte. Tem um palco legal, como uns de igreja.
Encontro é tido como uma preparação fundamental para os municípios da região - Foto: Divulgação/Defesa Civil
Por Luka Pumes

Nesta terça-feira (23), a Coordenadoria Regional de Santo Ângelo realizou um encontro no município de Ijuí. Representações dos municípios de Ajuricaba, Alegria, Augusto Pestana, Boa Vista do Cadeado, Bozano, Catuípe, Coronel Barros, Entre-Ijuís, Eugênio de Castro, Guarani das Missões, Ijuí, Inhacorá, Jóia, Nova Ramada, Pejuçara, Santo Ângelo, São Martinho, Independência, Sede Nova, São José do Inhacorá, São Miguel das Missões e Tucunduva, compareceram.

Os prefeitos Valdir Heck e Fábio Barasoul – de Ijuí e Boa Vista do Cadeado, respectivamente – estiveram presentes na reunião. Os outros municípios foram representados por membros de suas coordenadorias de Defesa Civil ou secretarias de planejamento.

Temas como Plano de Contingência (que formaliza modos de ação e controle prévio, no decorrer e posteriormente à ocorrência de eventos meteorológicos), uso do S2ID (Sistema Integrado de Informações sobre Desastres), Projeto Capacitar 2017, PDR (Plano Detalhado de Resposta que é necessário em caso de prestação de contas em desastres), Cartão de Defesa Civil (para transações em caso de repasse de verbas), entre outros assuntos, foram abordados.

Nota:
Nesta terça-feira foi publicado no Diário Oficial da União, um repasse de verbas de aproximadamente 800 mil reais para Campina das Missões – município que também faz parte dos coordenados pela Regional de Santo Ângelo. Em abril de 2016, Campina das Missões sofreu danos por enxurradas.