Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Próximos meses devem ser de pouca chuva e temperaturas abaixo da média no RS

Prognóstico climático traz análise detalhada do final do inverno

Publicação:

Prognóstico do Inmet indica baixas temperaturas para o RS
Prognóstico do Inmet indica baixas temperaturas para o RS - Foto: Divulgação/Defesa Civil
Por Sidd Rodrigues e Bruna Staub

Baixas temperaturas e pouca chuva: é o que podemos esperar para os últimos meses do inverno no Rio Grande do Sul. O estudo, elaborado pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) em parceria com a Universidade Federal de Pelotas (UFPel), analisa as condições atmosféricas atuais, que interferem no clima do Estado, e traz a previsão para os meses de agosto, setembro e outubro.

Conforme o prognóstico, o resfriamento das águas do pacífico, observado ao longo do ano, tende a diminuir o volume de chuvas e as temperaturas devem ficar abaixo da média em algumas regiões do Sul do Brasil. A análise detalhada aponta para os meses de agosto e setembro precipitações pouco abaixo do padrão, principalmente na metade Norte do RS. Em outubro, as regiões Sul e Sudeste que deverão registrar menores índices.

Assim como as chuvas, as temperaturas também devem se manter pouco abaixo do normal no período, principalmente nos meses de agosto e outubro, quando devem oscilar entre 9°C e 14°C, em média. Em setembro, são esperadas temperaturas dentro do padrão, com mínimas entre 9ºC e 15°C.

As máximas acompanham as mínimas, ficando também abaixo da média na maior parte do Estado. Conforme o estudo, o mês de agosto terá temperaturas menores que o padrão na Fronteira Sul. A partir de setembro, no entanto, as oscilações ficam dentro da média em todo o Estado, aumentando a partir de outubro na metade Oeste.

A Defesa Civil do Rio Grande do Sul monitora as condições atmosféricas e climáticas através de seu Centro de Operações 24h (Codec), emitindo avisos e alertas às Coordenadorias Regionais e Municipais de todo o RS. Em caso de situação de risco, a população pode entrar em contato através do telefone 199.

Notícias

Defesa Civil do Rio Grande do Sul