Projeto Capacitar 2017 chega ao fim com a presença de 413 municípios gaúchos

Pessoas observando apresentação
Projeto Capacitar 2017 - Edição Santa Maria - Foto: Deise Freitas
Por Luka Pumes

Representações municipais de Defesa Civil de todo o Estado tiveram um reforço imenso na capacitação em relação a adversidades meteorológicas: o Projeto Capacitar. Nove etapas foram colocadas em prática em 2017 para que a qualificação chegasse a todas as regiões do Rio Grande do Sul.

Dos 497 municípios do Rio Grande do Sul, 413 compareceram às edições do Capacitar. O dado de 83% de presença traz a dimensão do interesse e do entendimento de que temas relativos à Defesa Civil são de extrema importância para a reestruturação em caso de evento meteorológico adverso. Confira a lista de locais em que ocorreram as edições e quantos municípios compareceram por edição.

Jaguarão 24 municípios
Frederico Westphalen 54 municípios
Passo Fundo 65 municípios
Caxias do Sul 52 municípios
Santana do Livramento 24 municípios
Porto Alegre 57 municípios
Santa Maria 45 municípios
Lajeado 37 municípios
Santa Rosa 55 municípios

Palestras sobre ações e documentações pautaram todas as etapas do Projeto Capacitar 2017. Orientações sobre sistemas foram passadas de forma didática e ilustrativa. Ao total, 809 agentes municipais foram capacitados – 186 a mais que em 2016, que totalizou 623 agentes.

A Defesa Civil Estadual agradece a todos os municípios que enviaram representações em nome de suas populações. A agilidade e a precisão no momento de adversidade são de fundamental importância para que todos estejam assegurados.  Esta atitude é fomentada e aplaudida pelo Governo do Estado, que com o projeto Capacitar leva treinamento aos técnicos e voluntários por todo o RS.