Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Primavera com chuvas abaixo do padrão no RS, indica prognóstico

Publicação:

Centro de Monitoramento de Defesa Civil
A redução das precipitações ocorrerá principalmente nos meses de outubro e novembro - Foto: Divulgação/Defesa Civil
Por Bruna Staub

Prognóstico climático realizado pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel) em parceria com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) indica menos chuva que o normal para os próximos três meses no RS.

Baseado no comportamento climático observado na última estação e em modelos estatísticos de previsão climática desenvolvidos para o Rio Grande do Sul, o estudo prevê que a regularidade das massas frias, juntamente com a redução de umidade, contribuirá para diminuição das precipitações, especialmente nos meses de outubro e novembro.

O predomínio de massas com menor umidade também causará maior amplitude térmica diária ao longo da primavera. Ou seja, enquanto as manhãs e as noites serão mais frias, as tardes serão quentes – típico da Primavera.

Análise detalhada

A análise detalhada indica para o mês de outubro precipitaçõespouco abaixo do padrão, principalmente no Sul e Sudoeste e dentro do padrão nas demais regiões. Para o mês de novembro também se espera menos chuva, principalmente no Noroeste do Estado. Já durante o mês de dezembro, o modelo mantém o padrão de precipitações abaixo da média em todas as regiões.

O prognóstico, que também indica temperaturas, mostra, para os meses de outubro, novembro e dezembro, mínimas abaixo do padrão climatológico na maior parte do Estado. Para as temperaturas máximas, o modelo regional aponta para os meses de outubro e novembro médias pouco acima do padrão, especialmente no Oeste do Estado. Para o mês de dezembro a tendência é predominar valores dentro do padrão normal na maior parte do RS.

Notícias

Defesa Civil do Rio Grande do Sul