Municípios de Rosário do Sul, São Borja, Dom Pedrito e Quaraí recebem apoio técnico da Defesa Civil

Major Castro e Sargento Roberto, coordenadores da Regional de Uruguaiana, visitaram as localidades

Dois homens analisando uma área residencial inundada. Um cachorro "estilo guaipeca" brinca com um dos homens, tentando chamar atenção. A área está realmente bem inundada.
Sargento Roberto vistoriando área afetada por inundação em Dom Pedrito - Foto: Divulgação/Defesa Civil
Por Luka Pumes

As últimas adversidades meteorológicas registradas no Rio Grande do Sul ainda repercutem nos trabalhos da Coordenadoria Regional de Uruguaiana. Os municípios mais afetados das últimas ocorrências, São Borja (ocorrência de 8 e 9 de abril) e Dom Pedrito (13 e 14 de maio) foram visitados na última quarta-feira (17). O município de Quaraí que foi bastante afetado nas duas ocorrências e o de Rosário do Sul também foram visitados. Encontros ocorreram nesta quinta-feira (18), e na quarta (17).

No município de São Borja foi feito um monitoramento do rio Uruguai e alguns ajustes no processo de prestação de contas da ajuda humanitária recebida após o desastre. Em Dom Pedrito – caso mais recente – o adjunto da regional, Sargento Roberto, auxiliou na documentação para o decreto de Situação de Emergência. A série de Reuniões prosseguiu em Quaraí, onde, documentações também relativas à prestação de contas foram analisadas, e terminou em com o mesmo processo em Rosário do Sul.

A demanda de trabalho exigiu que coordenador e adjunto trabalhassem em paralelo para que todas as documentações fossem providenciadas e atualizadas. Todos os processos tratados são de extrema importância para que cada município tenha sua situação regularizada para receber auxílios e estar devidamente regularizados com o Governo do Estado e com a União.