Mais de 120 agentes de Defesa Civil da Região Noroeste participam de capacitação

Um auditório cheio de pessoas de costa. Na frente um agente ministrando o seminário com ajuda de um projetor.
Projeto Capacitar 2017 entra na sua 3° edição - Foto: Divulgação/ Defesa Civil
Por Bruna Staub

O Projeto Capacitar, edição 2016, esteve em Santa Rosa, na Região Noroeste do Estado, nesta terça-feira (11). Ao todo, mais de 120 agentes de Defesa Civil de 71 municípios participaram do evento, que ocorreu no auditório do Sesc Senat, e é a principal ação de prevenção da Defesa Civil Estadual.

Além dos representantes municipais, também se fizeram presentes autoridades, como os prefeitos de Santa Rosa, Alcides Vicini, de Boa Vista do Cadeado, Fábio Barasuol, e o Comandante do 4º Batalhão de Policiamento Área de Fronteira da Brigada Militar de Santa Rosa, Tenente-Coronel Vladimir Ribas.

Representando a Casa Militar do Gabinete do Governador do Estado do RS, o Tenente Coronel Jarbas Trois de Ávila, chefe da Divisão de Apoio Técnico da Defesa Civil, destacou a presença de cada uma das autoridades, mas, também, enfatizou a importância dos coordenadores municipais de Defesa Civil que puderam se fazer presentes.

Projeto Capacitar 2016 - Edição Santa Rosa
TC Ávila representou a Casa Militar do Gabinete do Governador do RS

“Agradecemos aos prefeitos e demais autoridades municipais por entenderem a real importância da prevenção no momento em que tratamos de Defesa Civil. Mas, ressaltamos aqui que cada coordenador municipal é peça chave para que o Sistema funcione. É para vocês que organizamos e realizamos este evento. Vocês são fundamentais para que possa ser decretada Situação de Emergência, bem como possa ocorrer apoio aos atingidos quando necessário, entre outra medidas desempenhadas por nós”, disse.

Depois de percorrer as 9 regiões funcionais do RS no ano passado e capacitar mais de 640 agentes, neste ano os técnicos do Estado visitam as localidades e ministram o curso para esclarecer dúvidas sobre tramites legais, necessários para a liberação de materiais e recursos financeiros. De maneira prática, com exemplos e material de apoio, são tratados, ao longo do dia, assuntos como Plano Detalhado de Resposta, necessário para recebimento de verba, e Planos de Contingência, que vão nortear as ações do municípios frente a um evento adverso.

O próximo Projeto Capacitar está agendado para ocorrer no dia 7 de junho, em Porto Alegre, com local ainda a ser definido. Mais informações sobre os futuros eventos podem ser obtidas com cada coordenadoria regional. Confira aqui os telefones para contato.

Conteúdos relacionados