Encontros técnicos em quatro municípios do estado são promovidos pela Regional de Passo Fundo

Dois homens de colete laranja fazendo sinais que dão a entender algum tipo de explicação a outros dois homens. Uma mesa divide o espaço das representações. Há uma térmica branca e xícaras de café espalhadas.
Representantes do município de Sananduva reunidos com a Defesa Civil Estadual - Foto: Divulgação/Defesa Civil
Por Luka Pumes

A Coordenadoria Regional de Defesa Civil de Passo Fundo, na última semana, realizou encontros técnicos em quatro municípios no intervalo de dois dias. Charrua, Floriano Peixoto, Sananduva e Santa Cecília do Sul foram os locais visitados. Os coordenadores da regional, Major Aguiar e Sargento Miranda, estiveram presentes na ação.

Na quinta-feira (23), o município de Sananduva recebeu a Defesa Civil para esclarecer dúvidas pontuais quanto a temas relativos à proteção. O prefeito, Leomar José Foscarini, e o coordenador municipal de Defesa Civil, Carlos José Picolotto, estão em seu primeiro mandato e por isso o encontro tratou de todas as pautas e campos de ação referentes à Defesa Civil. Em Santa Cecília do Sul, com a prefeita Jusene Consoladora Peruzzo, e com o coordenador municipal de Defesa Civil, Nilton Mazaro, a visita ocorreu apenas para atualizar pequenos dados, uma vez que o município já possuía estas representações no mandato anterior e a maioria das informações segue inalterada.

Na quarta-feira (22), o prefeito de Charrua, Valdesio Roque Della Betta, e seu coordenador municipal de Defesa Civil, Rodrigo Ferron, receberam os representantes da Defesa Civil Estadual a fim de atualizar apenas algumas questões referentes à prevenção, uma vez que o prefeito foi eleito para seu primeiro mandato, porém o coordenador do mandato anterior se manteve e traz consigo boa experiência. Um pouco mais cedo em Floriano Peixoto, o compromisso teve características mais didáticas e prolongadas em virtude de os representantes municipais estarem todos em seu primeiro mandato. Ao prefeito, Orlei Giaretta, e ao coordenador municipal de Defesa Civil, Roger Lauren Pauletti, foram dadas instruções gerais sobre a legislação vigente. Atualização do Plano de Contingência (que formaliza modos de ação e controle prévio, no decorrer e posteriormente à ocorrência de eventos meteorológicos) foi solicitada com urgência.

Cada município possui necessidades específicas, o que torna os encontros técnicos preponderantes na construção de uma cultura de prevenção que assegure cada vez mais os gaúchos em momentos de adversidades meteorológicas. Conhecer estas necessidades torna a Defesa Civil do Rio Grande do Sul progressivamente mais preparada em todas as áreas de sua atuação.