Defesa Civil segue atuando para minimizar os efeitos da estiagem e do Covid-19

Defesa Civil Logo Fundo
Defesa Civil Logo - Foto: Divulgação/Defesa Civil

A Defesa Civil Estadual informa que segue atuando nas ações para minimizar os efeitos da estiagem no Rio Grande do Sul. Nesta quinta-feira (26), mais sete municípios tiveram o decreto de situação de emergência reconhecidos pela União, totalizando 88 cidades. O Estado, já homologou 106 processos encaminhados por cidades gaúchas afetadas pela estiagem.

O Centro de Operações de Defesa Civil (CODEC) segue com atendimento ao público, 24 horas, de segunda à domingo, pelo telefone 199. Os representantes dos municípios também podem entrar em contato com as nove Coordenadorias Regionais de Defesa Civil instaladas em pontos estratégicos do Estado.

Covid-19

Dentro do "Gabinete de Crise para o Enfrentamento da Epidemia Covid-19", a Defesa Civil do Estado compõe o Comitê de Logística e Abastecimento, responsável pelo recebimento e organização das demandas e das ofertas de bens e serviços necessários à contenção e resposta da emergência.

Uma estrutura integrada, formada por membros da Defesa Civil e de diversas Secretarias de Estado, além de membros das Forças Armadas e dos órgãos de segurança pública, encontra-se instalada junto à Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil, com o objetivo de prestar suporte logístico e de abastecimento à Secretaria de Estado da Saúde, atuando como ponto de ligação entre os múltiplos órgãos e as comunidades afetadas.

A Defesa Civil Estadual está envidando todos os esforços que o momento exige, mantendo o atendimento de emergência voltado à estiagem que atinge mais de 200 municípios gaúchos, bem como nas ações de enfrentamento do estado de calamidade pública que a Covid-19 nos impôs.

Ratificamos a necessidade de seguimento das orientações emitidas pelo Governo do Estado no sentido de, em primeiro lugar, preservar vidas, com a firme convicção de que o Rio Grande do Sul passará, irmanado, por este difícil momento.