Defesa Civil RS acompanha quarta edição do Simulado de evacuação de barragem em Butiá

pessoas em pé
Defesa Civil participa de quarto exercício do simulado de rompimento de barragem em Butiá - Foto: Daniela da Silva
Por Camila Santos

A Defesa Civil Civil Estadual, através da coordenadoria regional Metropolitana participou nesta terça-feira (14), da quarta edição do Simulado de evacuação de área em caso de rompimento de barragem na Bacia de Finos da Mina do Recreio, em Butiá. O coordenador regional, major Adriano Zanini acompanhou o treinamento junto a outros órgãos do município.

O exercício de simulação baseia-se em uma evacuação dos trabalhadores da mina, cada vez que o alarme é acionado a equipe avalia e cronometra os minutos em que os mesmos demoram em sair da barragem, como modo de prevenção e preparo para uma ocorrência real. O simulado acontece semestralmente e é ministrado pela Copelmi Mineração.

Todos os participantes receberam equipamentos de proteção individual e seguiram todos os protocolos de prevenção e distanciamento social referente à pandemia.

Estiveram presentes no simulado representantes da Defesa Civil do RS, Defesa Civil municipal de Butiá, Vigilância Sanitária da cidade, Copelmi Mineradora, Fagundes, On Line, Transbalta, Tazay e NC construções.