Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Defesa Civil em alerta para o risco de temporais no Estado

Publicação:

Massa de ar quente, úmido e muito instável cobre o Rio Grande do Sul neste começo de semana
Massa de ar quente, úmido e muito instável cobre o Rio Grande do Sul neste começo de semana - Foto: Divulgação/Defesa Civil
Por Bruna Staub

Dois avisos meteorológicos emitidos pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) alertam para a possibilidade de temporais para esta segunda (08) e terça-feira (09) no Estado. As áreas com possibilidade de serem atingidas são: Sudoeste, Sudeste, Noroeste, Nordeste, Metropolitana e Centro do Rio Grande do Sul. Estão previstos ventos de até 99 quilômetros por hora e um acumulado de até 100 milímetros de chuva para o período de um dia.

Explica-se

Uma massa de ar quente, úmido e muito instável cobre o Rio Grande do Sul neste começo de semana. A atmosfera fica propícia à formação de temporais, alguns potencialmente fortes com chuva intensa localizada e risco de vendavais. A perspectiva de forte calor agrava o risco de ventos fortes.

Nesta segunda, a instabilidade se formará sobre o RS em razão do calor e a umidade. Na terça, a instabilidade associada a uma frente fria avançará de forma mais generalizada do Uruguai para o Estado. É importante destacar que serão ocorrências ISOLADAS de tempo severo, que podem afetar uma cidade ou parte de uma cidade, e não um município vizinho na mesma região.

Porto Alegre

O temporal do dia 29 de janeiro foi excepcional pela sua força. Normalmente os temporais que se dão na área da Capital não têm ou terão a mesma magnitude no futuro. Porém, como a cidade ainda está em processo de recuperação dos estragos, chuva e/ou vento, neste momento, pode trazer transtornos adicionais. É importante que a comunidade se proteja e, em situação de risco, comunique a Defesa Civil através do telefone de emergência 199.

Notícias

Defesa Civil do Rio Grande do Sul