Defesa Civil e Corpo de Bombeiros aprimoram conhecimentos sobre operações em desastres naturais

Técnicos de Defesa Civil e representantes do Corpo de Bombeiros recebem capacitação em Porto Alegre - Foto: Bruna Staub/Defesa Civil
Por Bruna Staub

Interação e muita troca de conhecimento foi o resultado do curso de Avaliação de Danos e Análise de Necessidades (Adanec), ministrado pelos técnicos do Office of Foreign Disaster Assistance e United States Agency for International Development (USAID/OFDA), em parceria com a Agência Adventista de Desenvolvimento de Recursos Assistenciais (Adra Brasil), para agentes da Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros do Rio Grande do Sul.

A instrução voltada para agentes envolvidos em resposta a desastres naturais, que iniciou na última terça-feira (27) e foi encerrada ontem (29), ocorreu na Escola de Bombeiros do RS, em Porto Alegre. O Adanec já é realizado há mais de 20 anos e, ao longo deste período, vem provendo capacitação para que os alunos possam operar em condições adversas, coletando dados e avaliando o impacto de um evento climático, atuando sempre em benefício da comunidade.

Ao longo das aulas foram debatidos diversos assuntos teóricos, fundamentais para o trabalho realizado pelos técnicos regionais da Defesa Civil, bem como de extrema importância para os bombeiros, que também são responsáveis por atender a comunidade atingida por eventos climáticos. Atividades práticas também fizeram parte do curso, que tratou especificamente de: fases e etapas dos eventos adversos, características dos eventos, equipes de trabalho Adanec, operação e logística, técnicas de coleta de dados, análise e interpretação da informação, medição do impacto de um evento e tomada de decisões críticas.

O primeiro contato entre Defesa Civil, Adra Brasil e USAID OFDA ocorreu em 2015, durante os eventos climáticos que assolaram o Rio Grande do Sul e destruíram a vida de muitos gaúchos. As entidades humanitárias adquiriam US$ 25 mil em materiais de apoio, como cestas básicas, kits de higiene, colchões, agasalhos, entre outros e distribuíram para as comunidades mais atingidas. Desde então é mantido o contato entre as partes, que pensam e promovem ações de resposta, mas, também, estimulam a atividades de prevenção.

“Precisamos falar a mesma língua, ter a mesma visão e o mesmo entendimento das coisas para conseguir cumprir nossa missão que é, unicamente, levar ajuda às comunidades que estão precisando”, afirmou o professor Vicente Lapolli, consultor da USAID OFDA no Brasil.

A união entre a Defesa Civil e órgãos de diversas esferas da sociedade são vistas como um ato de grande importância pelo Subchefe da Defesa Civil do RS, Coronel Alexandre Martins de Lima. Segundo ele, a formação da turma de alunos do Adanec é como plantar uma semente, que em breve estará disseminando conhecimento por todo o Estado.