Defesa Civil auxilia no retorno de famílias e nos decretos de Situação de Emergência

Após o reconhecimento da União o município pode receber recursos materiais e financeiros - Foto: Divulgação/Defesa Civil
Por Bruna Staub

A Defesa Civil do Rio Grande do Sul monitora a situação das famílias que precisaram sair de suas casas em decorrência dos eventos climáticos dos últimos dias. Conforme as coordenadorias municipais de Defesa Civil, ainda são 32 fora de suas casas. No entanto, elas estão em fase de limpeza e organização das residências e devem retornar entre hoje (29) e amanhã (30).

Ao todo, das 266 famílias que foram atingidas de alguma maneira pelos últimos eventos ocorridos no Estado - tornado, vendavais e chuvas intensas -, 138 precisaram deixar suas casas. As pessoas ainda permanecem em abrigos e residências de familiares em Quaraí (15 famílias), Alegrete (7) e Dom Pedrito (10).

As coordenadorias Regionais seguem entregando material de ajuda humanitária e apoiando de maneira técnica os municípios que foram atingidos. Os coordenadores da Defesa Civil do Estado vão até as localidades e auxiliam no preenchimento da documentação para homologação do processo de Situação de Emergência.

Até o momento são 16 cidades com decretos municipais (confira lista abaixo), sendo que São Francisco de Assis já teve homologação do Estado e reconhecimento por parte da União. Os demais municípios seguem inserindo dados e laudos técnicos no Sistema Nacional de Defesa Civil, a fim de comprovar os prejuízos.

Municípios com decretos municipais de Situação de Emergência

Arroio Grande