Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Coordenadores regionais da Defesa Civil reúnem-se em Porto Alegre

Agentes da Defesa Civil reuniram-se para tratar de assuntos técnicos
Agentes da Defesa Civil reuniram-se para tratar de assuntos técnicos - Foto: Sidd Rodrigues/Defesa Civil
Por Sidd Rodrigues

A reunião das Coordenadorias Regionais da Defesa Civil do Rio Grande do Sul, na última quinta-feira (7), trouxe novidades no quesito tecnologia: Os agentes receberam treinamento para operar via videoconferência, a partir de municípios atingidos por eventos climáticos. 

O novo sistema, ainda em implementação, permite que os agentes possam se comunicar e transmitir videos em tempo real a partir de seus smartphones, aumentando a eficiência no repasse de informação entre operadores do sistema. 

Comandada pelo subchefe de Defesa Civil, Tenente Coronel Alexandre Martins de Lima, a reunião relembrou também a importância da prestação de contas por parte dos municípios, referente a repasses do Governo do Estado e União e a necessidade dos planos de contingência e a formação de uma cultura de prevenção. 

Reunião contou com a presença de todos os coordenadores regionais
Reunião contou com a presença de todos os coordenadores regionais - Foto: Sidd Rodrigues/Defesa Civil
Os planos de contingência definem a forma como um município se prepara para um desastre, e são de extrema importância antes, durante e depois dos eventos. Cada município prepara, com a ajuda das coordenadorias regionais de Defesa Civil, o seu plano, de acordo com sua necessidade. 

Por fim, foram traçadas metas e planejadas ações para a nova fase do Projeto Capacitar, que começa no dia 12 de abril, com edição na cidade de Pelotas. 

Defesa Civil do Rio Grande do Sul