Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Coordenadoria de Passo Fundo: encontros com municípios de Campinas do Sul, Cruzaltense, Erechim e Ponte Preta

Publicação:

Cinco homens em volta de uma mesa redonda pequena. A sala é clara e possui quadros e mapas na parede.
Encontro técnico em Erechim pautou diversos temas preventivos e protetivos - Foto: Divulgação/Defesa Civil
Por Luka Pumes

Na última terça-feira (23), a Coordenadoria Regional de Passo Fundo realizou encontros técnicos em quatro municípios: Campinas do Sul, Cruzaltense, Erechim e Ponte Preta. Reuniões foram organizadas pelos coordenadores, Major Aguiar e Sargento Miranda.

Todos os municípios possuem coordenadorias municipais de Defesa Civil, e foram estas que participaram do compromisso com a regional – além dos prefeitos no caso de Campinas do Sul e Cruzaltense, e do secretário de planejamento em Erechim. 

Especificidades:
No município de Campinas do Sul foi discutida a ideia de construir um projeto para retirar famílias que vivem em áreas de risco (região propensa a inundações).

Cruzaltense recentemente recebeu verbas do Ministério da Integração Nacional referente a uma ponte que ligará o município ao estado de Santa Catarina. Defesa Civil acompanhou o processo.

Em Erechim foi feita uma análise geral sobre as áreas de risco do município, além de um debate sobre questões gerais de Defesa Civil.

Ponte Preta possui uma coordenadoria municipal bem estruturada – assim como as localidades antes citadas – e não possui nenhuma especificidade além do requerimento de ajuda na organização de pequenos dados estruturais.

Entender as necessidades e estar ciente do trabalho de cada município em relação às formas de proteção e prevenção são ações primordiais para que o povo gaúcho esteja assegurado da melhor forma em casos de adversidades meteorológicas. Tudo isso é fundamental para construir e fortificar a Cultura de Prevenção no Rio Grande do Sul.

Notícias

Defesa Civil do Rio Grande do Sul