Campanha do Agasalho 2016

Lançamento Campanha do Agasalho
No lançamento da Campanha, governador José Ivo Sartori também fez sua doação - Foto: Karine Vianna/Palácio Piratini
Por Rebeca Rabel / Bruna Staub

A Campanha do Agasalho 2016 tem como tema nesta edição “Doe com amor”. A ação lançada oficialmente no fim de maio, ressalta a importância de doar agasalhos em boas condições.

­

O objetivo da campanha é auxiliar as pessoas que se encontram em situação de vulnerabilidade social a enfrentarem o rigoroso inverno gaúcho. Além disso, o propósito da iniciativa é fazer com que as doações que cheguem às pessoas que mais precisam, representem todo amor ofertado junto da peça, sensibilizando-as a enxergarem o valor que uma roupa tem para quem doa e para quem recebe.

Galeria de memórias

Para reforçar ainda mais idéia de solidariedade da Campanha do Agasalho deste ano, foi inaugurada uma Galeria de Memórias. A exposição, que conta com a presença de peças de personalidades gaúchas e nacionais, será itinerante.

Com o objetivo de inspirar a sociedade gaúcha a doar com amor e praticar o desapego de peças que tenham valores sentimentais, parte da galeria ficará no Palácio Piratini.  Enquanto o restante transitará por lugares públicos, com constante movimento de pessoas, da Capital.

As peças da galeria de memória trazem histórias marcantes. As doações contam com relatos de astros e estrelas, como por exemplo, a apresentadora Ana Hickmann, o jogador de futebol paralímpico Ricardinho Alves, a atriz Glória Menezes, o músico Neto Fagundes, entre outros.

No Palácio Piratini, ficarão expostas as peças do Governador José Ivo Sartori, da Primeira Dama, Maria Helena Sartori, além das peças do empresário Dado Bier e da presidente da Fundação Theatro São Pedro de Porto Alegre. A parte itinerante ficará exposta no shopping Praia de Belas de 14 até o dia 26 de junho. A partir do dia 27 de junho 15 de julho ela ficará localizada no shopping Iguatemi.

Operacional

Cada município será responsável pela organização de sua própria campanha, contudo, somente a Defesa Civil, através de suas regionais e da Central de Doações, na qual ficará incumbida pelo gerenciamento e remanejamento das doações da Campanha do Agasalho 2016.  A Central está localizada no Centro Administrativo Fernando Ferrari (Avenida Borges de Medeiros, 1501) e estará recebendo donativos em horário comercial, de segunda à sexta-feira, das 08h30 às 18h30.

Para doar basta ir a um dos pontos de coleta e depositar os agasalhos.  Serão aceitas roupas em bom estado de conservação, tanto para adultos quanto para crianças, além de calçados e cobertores. Enfatiza-se também, que a Central de Doações recebe os donativos o ano todo e não somente doações de roupas como ocorre na Campanha do Agasalho, mas também estará recebendo alimentos, livros, colchões, brinquedos, fraldas, roupas infantis e outros utensílios, ajudando integralmente as pessoas prejudicadas pelas catástrofes ocorridas no Rio Grande do Sul.

PONTOS DE COLETA

Rodoviárias Municipais

Pelo segundo ano consecutivo, as Rodoviárias Municipais do Estado também estarão recebendo as doações da campanha deste ano. Para realizar a doação basta ir a um dos postos de coleta, localizado na rodoviária mais próxima de sua cidade.

Quartéis do Corpo de Bombeiros e da Brigada Militar

Os quartéis do Corpo de Bombeiros e da Brigada Militar também receberão doações. Os locais facilitam ainda mais o gesto de doar, uma vez que atendem em regime de 24 horas.

Rede Zaffari

A Rede Zaffari estará recebendo os donativos para a Campanha do Agasalho de 2016 em horário comercial. Os supermercados participantes estão localizados nas regiões de Porto Alegre, Canoas, São Leopoldo, Novo Hamburgo, Caxias e Passo Fundo.

Bancos

Outra forma de realizar as doações, é se dirigindo até uma das sedes mais próximas de seu município do Banrisul ou do Banco do Brasil. Em cada agência terá um posto de coleta, disponível em horário comercial (09h às 16h) para as pessoas que forem fazer qualquer tipo de transação.

Shopping Total

Situado na Av. Cristóvão Colombo, 545 - Bairro Floresta, o Shopping Total conta com uma urna ao lado do balcão de informações.

Viva Open Mall

Av. Dr. Nilo Peçanha, 3228

Loja 15/16 - Mostra ArqExpress

Shopping Center Iguatemi.

A urna para depositar os agasalhos, estará localizada na recepção da entrada principal do Shopping (acesso Nilo Peçanha).

Casa dos Destemperados

Rua Marquês do Herval, 82, Moinhos de Vento.

Para mais informações, entrar em contato com a Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil pelo telefone (51) 3210-4220 ou pelo e-mail, defesa-civil@casamilitar.rs.gov.br.