Boletim de atualização: adversidades meteorológicas em localidades do RS – 13/04

Sala da Defesa Civil com telas que monitoram a situação do RS
Centro de Operações da Defesa Civil auxilia nas emergências, dando uma resposta rápida e efetiva às solicitações - Foto: Divulgação/Defesa Civil
Por Luka Pumes

As novas informações acerca da situação dos municípios afetados pelas ocorrências meteorológicas adversas desta semana apontam uma estabilização de alguns casos, ao passo que ocorre o agravamento de outros.

O rio Ibirapuitã em Alegrete está 9,82 m acima de seu nível normal e em uma constante crescente de 5 cm/h. Nesta madrugada quatro residências foram afetadas. Agora são três famílias desalojadas e três desabrigadas.

Em Quaraí algumas estatísticas também subiram: são 76 pessoas desabrigadas e 629 desalojadas. Em contrapartida o boletim hidrológico traz a informação de que o nível do rio Quaraí está em declínio e se aproximando mais da normalização.

O rio Uruguai, devido sua extensão, registra variação em cada município afetado que percorre. Registra uma crescente em Uruguaiana e uma estabilização em Itaqui, por exemplo. Não há registros de danos humanos nestas localidades.

Dom Pedrito não registrou nada que entrasse em contrapartida com a situação do boletim anterior. A situação do rio Santa Maria é de estabilização.

Rosário do Sul, Santa Rosa, Alecrim e Santo Antônio das Missões seguem verificando danos e prejuízos, além da possibilidade de decretação de Situação de Emergência.

Vistorias:

A Coordenadoria Regional de Proteção e Defesa Civil de Santo Ângelo vistoriou nesta quarta-feira (12), pontilhões, bueiros e uma ponte de médio porte que foi destruída em sua totalidade no município de Crissiumal. Prefeito, coordenador municipal e secretário de planejamento do município estiveram presentes em apoio à vistoria.

Neste momento ocorre em Giruá o encaminhamento do processo de Situação de Emergência após vistoria realizada pelo coordenador adjunto da Regional de Santo Ângelo, Sargento Miranda.

Informações ou pedidos de auxilio devem ser encaminhados através do telefone 199. A Defesa Civil somos todos nós!