Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Agricultor de Cerrito é aliado da Defesa Civil na prevenção

Publicação:

Agricultor é voluntário na Região Sul do RS
Agricultor é voluntário na Região Sul do RS - Foto: Divulgação/Defesa Civil
Por Sidd Rodrigues

Uma das principais forças da Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil é o voluntariado. Não é exagero dizer que o agricultor Gomercindo Caldeira é um dos guardiões do município de Cerrito, no Sul do Estado. Em sua propriedade, localizada em um ponto estratégico do Rio Piratini, o produtor rural mede durante o ano inteiro o volume de chuvas da localidade, prevendo cheias no curso d’água com horas de antecedência.

Os dados coletados por Caldeira são enviados diariamente para a Defesa Civil do RS. Recebida pela equipe regional de Pelotas, comandada pelo Tenente Charles Silveira e pelo Sargento João Carlos Domingues,  a informação é usada para, além de controlar a situação atual, calcular a média histórica. A medida embasa ações preventivas e de mitigação, como evacuar famílias de zonas de risco em situações de necessidade.

O voluntário, que há anos auxilia a Defesa Civil, já é um parceiro da Coordenadoria. Com base nos dados observados em sua propriedade, em conjunto com outras análises da região, os municípios do entorno elaboraram planos de contingência para momentos de crise, aumentando a eficiência dos agentes de Defesa Civil na proteção das famílias em áreas de vulnerabilidade. 

Prevenção é prioridade

O apoio do cidadão é parte fundamental do trabalho da Defesa Civil em diversas regiões do Rio Grande do Sul. São medidas de prevenção, em diversos níveis, que fazem do Estado um lugar mais seguro e mais preparado para enfrentar diversidades. Tendo como foco na atual gestão a formação de uma cultura de prevenção que abrace o RS.

Notícias

Defesa Civil do Rio Grande do Sul