Ações de Prevenção: coordenadores regionais auxiliam municípios antes de desastres

f635f935 03bf 408e 8929 50ec23f205a8
Os coordenadores regionais visitando uma área de risco no município de São José do Norte. - Foto: Divulgação Defesa Civil
Por Rebeca Rabel

Diferentemente do que se acredita, o papel da Defesa Civil vai muito além de auxiliar os municípios que se encontram em situações adversas. A Defesa Civil Estadual, através das coordenadorias regionais, esta presente no dia-a-dia de cada município gaúcho, trabalhando antes, durante e depois dos eventos climáticos.

A Defesa Civil do Rio Grande do Sul, em especial, tem foco na prevenção e, para isso, visita, vistoria e acompanha as coordenadorias municipais. Um exemplo disso ocorreu na tarde de terça-feira (26), os coordenadores regionais de Pelotas realizaram visita ao novo coordenador do município de São José do Norte, Marcelo Henze Reis.

c3e365d8 feff 434e b3f6 f0f7b4ce539c
Os coordenadores regionais de Pelotas em visita ao novo coordenador de Defesa Civil Marcelo Henze Reis. - Foto: Divulgação Defesa Civil

Na ocasião, os técnicos estaduais, Tenente Charles Luis Rosa da Silveira e o Sargento João Carlos Goulart Domingues, repassaram orientações básicas sobre Defesa Civil, dicas de prevenção e de como realizar um Plano de Contingência.

Além disso, na visita, foi esclarecido o funcionamento do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2ID), uma ferramenta que facilita a gestão dos órgãos de Defesa Civil, e do Cartão de Defesa Civil, que serve para receber pagamentos para reconstruções de danos causados por eventos climáticos.

Os coordenadores regionais, ainda visitaram uma área de risco e a Plataforma P-74 - que está sendo montada no município de São José do Norte e será a primeira plataforma concluída para a exploração do pré-sal nos campos da Cessão Onerosa.